Pesquisa e Inovação

ICB adquire primeiro supermicroscópio de Minas Gerais

Equipamento possibilita observar estruturas com resolução entre 15 e 20 nanômetros

gag
Microscópio de super-resolução foi adquirido por R$ 1,5 milhão, com recursos da Finep Divulgação

Um microscópio de super-resolução acaba de chegar ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Primeiro em Minas Gerais e único desse modelo no Brasil, o equipamento possibilita observar estruturas com resolução entre 15 e 20 nanômetros.

Seu alcance é dez vezes maior do que o dos outros seis microscópios convencionais de luz utilizados no Centro de Aquisição e Processamento de Imagens (Capi) do ICB. Com o supermicroscópio, é possível enxergar, por exemplo, a interação entre moléculas em células vivas. O equipamento foi adquirido por R$ 1,5 milhão, com recursos da Finep.

De acordo com o vice-diretor do Capi, professor Dawidson Gomes, a expectativa é de que o supermicroscópio dê impulso a pesquisas em áreas como bioquímica, parasitologia e microbiologia. "Ele proporcionará um salto no limite técnico dos estudos e nos possibilitará chegar ao nível molecular”, comemora o docente do Departamento de Bioquímica e Imunologia.

Além da tecnologia de super-resolução por fluorescência — a mesma que rendeu, em 2014, o Prêmio Nobel de Química a dois cientistas americanos e um romeno — o novo microscópio utiliza a técnica de reflexão total, que viabiliza observar moléculas próximas à membrana plasmática.

O microscópio de super-resolução já foi calibrado para entrar em operação e está à disposição da comunidade científica. No momento, estão sendo criados protocolos e módulos de treinamento dirigidos aos pesquisadores interessados em usar o equipamento.

A equipe do laboratório passou por capacitação em microscopia de reflexão total (Tirf) e em super-resolução para operar o equipamento e poder auxiliar os usuários.

Capi
O Capi é um órgão complementar do ICB. Espaço multiusuário, oferece infraestrutura para pesquisas que têm como método de estudo a captura e a análise de imagens digitais. Dirigido também pelo professor Christopher Kushmerick, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, o Centro provê equipamentos e pessoal para dar suporte a pesquisas da UFMG e de outras instituições. Por meio de atividades de ensino e extensão, colabora ainda na formação de recursos humanos.

Assista ao vídeo em que o professor Dawidson Gomes revela outros detalhes sobre o equipamento.

Com Assessoria de Comunicação do ICB