Pesquisa e Inovação

Seminário na UFMG vai debater liberdade de expressão

Discussões vão abordar os campos das artes, da academia e da imprensa

O jornalista e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social será um dos debatedores sobre liberdade de imprensa.
Franklin Martins vai debater liberdade de imprensaValter Campanato/ABr/Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

Em tempos de instabilidade na democracia brasileira, é possível garantir o direito à liberdade de expressão nos mais diversos campos? Essa é uma das questões que vão nortear os debates do Seminário Liberdade de Expressão nas Artes, Educação e Imprensa, que será realizado em 28 de maio, das 9h às 18h, no auditório A 102 do CAD 2.

O evento, que reunirá pesquisadores das áreas de comunicação, direito, ciência política, economia e artes, tem o objetivo de discutir a liberdade de expressão em três campos: liberdade artística, de imprensa e acadêmica. Para o professor e diretor do Ieat, Estevam Barbosa de Las Casas, “essa discussão, em um período de indefinições e de ataques a direitos conquistados ao longo de décadas, é necessária para buscar formas de avançar na construção de uma sociedade mais aberta e democrática”.

Entre os convidados, estão o jornalista Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social no segundo governo Lula, a vereadora de Belo Horizonte Cida Falabella (Psol) e Ingo Wolfgang Sarlet, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e professor de Direito do Estado da PUC-RS.

O evento é aberto à participação de alunos, professores, pesquisadores e demais profissionais interessados. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico. Será concedida declaração de comparecimento aos participantes que a solicitarem. Outras informações e a programação do seminário podem ser consultadas no site do Ieat

[Atualização: o pesquisador e curador da Fundação Joaquim Nabuco, Moacir Tavares Rodrigues dos Anjos Júnior, cancelou sua participação no seminário. A mesa da qual ele faria parte contará com a presença da vereadora Cida Falabella.]