Institucional

Programa Professor Residente, do Ieat, recebe inscrições para preencher seis vagas

Terão prioridade candidatos com projetos que viabilizem novas interações entre grupos de pesquisa ou redes já existentes

O Programa Professor Residente, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), recebe, até 21 de outubro, inscrições para preenchimento de seis vagas destinadas a docentes e pesquisadores da UFMG. O objetivo da iniciativa, que contemplará atividades com duração de um ano letivo, é contribuir para o desenvolvimento de projetos e pesquisas avançadas.

Podem participar docentes da UFMG (em exercício, eméritos ou aposentados que desenvolvam atividades como voluntários na Universidade) com contribuição na formação de recursos humanos e produtividade em atividades de pesquisa. Os projetos poderão ser apresentados individualmente ou em conjunto por dois professores.

Excelência e equilíbrio entre áreas
Terão prioridade candidatos com projetos que viabilizem novas interações entre grupos de pesquisa ou redes já existentes e aqueles que promovam a articulação entre pesquisa, ensino e extensão. O caráter transdisciplinar e avançado da proposta, a excelência da produção dos proponentes, o equilíbrio entre as áreas de Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida e Ciências da Natureza e Tecnologias são critérios básicos da seleção. Outras orientações estão disponíveis no site do Ieat.

As inscrições serão concluídas após o envio do formulário de inscrição on-line e dos documentos requisitados: cópias de três trabalhos publicados pelo candidato, o projeto de pesquisa completo, o ofício de encaminhamento e breve resumo do currículo disponível na Plataforma Lattes.

Os documentos devem ser encaminhados para o endereço editais@ieat.ufmg.br. No campo “assunto”, deve ser especificado o nome do candidato, seguido da expressão "Candidatura Programa Professor Residente 2022". Professores ativos também deverão apresentar carta de anuência do departamento (ou estrutura equivalente), liberando-os de seus encargos didáticos na graduação, caso sejam aprovados.

As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do Instituto.