IEAT vai apoiar grupos que pesquisam temas emergentes e de impacto social

Grupos de pesquisa interessados em receber suporte na captação de recursos para seus projetos podem submeter propostas, a partir de 1° de fevereiro, no Programa Grupos de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

O Instituto pretende apoiar equipes de pesquisa de natureza transdisciplinar, já existentes ou a serem constituídas na UFMG, que incorporem novos objetos ou metodologias capazes de abrir perspectivas inovadoras para a investigação científica.
Para se inscrever, os grupos devem ser formados, em sua maioria, por pesquisadores da UFMG que atuem em pelo menos duas entre as seguintes áreas: Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida (incluindo Saúde) e Ciências da Natureza (incluindo Tecnologia). O projeto deverá ter duração de dois anos, podendo ser renovado por mais um ano.

Serão selecionadas pela comissão julgadora propostas centradas em questões emergentes com impacto social e que incluam lideranças da sociedade capazes de contribuir para o desenvolvimento do projeto. O IEAT fornecerá suporte aos grupos selecionados para captação de recursos de agências de fomento e de outros órgãos – internos e externos à Universidade.
Os grupos interessados devem encaminhar projeto e currículos dos integrantes para o e-mail info@ieat.ufmg.br ou entregá-los na secretaria do Instituto (sala 151 da Unidade Administrativa III, campus Pampulha).

Mais informações podem ser obtidas no site do IEATno edital e no regulamento da seleção.

Outras chamadas
Neste início de ano, o Instituto tem chamadas abertas para duas outras iniciativas: o Programa Cátedras Fundep/IEAT, que recebe indicações de pesquisadores (visitantes ou residentes) para desenvolver atividades na UFMG, e o Cátedras Santander de Estudos Ibero-latinoamericanos, destinado a “catedráticos de reconhecida senioridade, que desenvolvam pesquisas transdisciplinares no campo ibero-latinoamericano”.

Setor de Comunicação do IEAT