Ildeu Moreira, presidente da SBPC, convoca para o Dia Nacional da Ciência

Atividades serão realizadas neste domingo em quatro capitais brasileiras; UFMG vai expor mostra científica no Espaço do Conhecimento

Sistema de Aquaponia, que integra produção de peixes e plantas, é um dos experimentos que serão apresentados na mostra de Belo Horizonte Escola de Veterinária

Em vídeo, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, convocou a comunidade científica a participar dos eventos programados para o Dia Nacional da Ciência e para o Dia Nacional do Pesquisador que serão realizados neste domingo, 8, em quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. A data marca os 70 anos de fundação da SBPC. "Faremos manifestações comemorativas, mas também vamos protestar contra o atual quadro da ciência e educação nacional", disse Moreira na mensagem.

Em Belo Horizonte, as atividades serão realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG e no prédio da Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, das 10h às 14h. Vários grupos da Universidade prepararam uma mostra de divulgação científica sobre temas que vão do mundo microscópico aos mistérios do universo, passando pela criação de peixes e experimentos da física.