Notícias Externas

Inflação compromete a saúde mental e o bem-estar dos brasileiros

Professora do Departamento de Psicologia explica como a alta dos preços é muito mais do que uma questão econômica

A escalada da inflação e do desemprego no Brasil gera grandes prejuízos para a população. O aumento generalizado dos preços e o crescimento da miséria comprometem o bem-estar e a saúde mental dos brasileiros.

Em entrevista à TV UFMG, a professora Maria Stella Brandão Goulart, do Departamento de Psicologia da Fafich, abordou a piora na saúde mental dos brasileiros provocada pela preocupação com o aumento do custo de vida e do desemprego. "Não se deve reduzir a inflação a uma questão econômica, mas considerar todos os desdobramentos da crise e como eles impactam os indivíduos”, afirma ela, no segundo vídeo sobre os impactos da inflação na vida do brasileiro. No primeiro, o professor Rafael Ribeiro, da Face, faz uma análise econômica do processo inflacionário.

O público mais vulnerável aos aumentos nos preços são as classes mais pobres e os socialmente excluídos, como a população de rua, que cresce junto com a inflação. De acordo com Stella, embora os impactos negativos da inflação afetem todos, mulheres, pessoas negras e indígenas tendem a ser atingidas mais rapidamente.

Stella Goulart explica ainda que a queda do padrão de vida e do poder de compra provoca insegurança psicológica, derivada de desamparo, frustração e desilusão. Isso pode fazer muitas pessoas adoecer física e/ou psicologicamente e desenvolver hábitos nocivos à saúde.


Equipe: Amanda Maria (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)