Notícias Externas

Professor da Face analisa alta inflacionária no Brasil

Pandemia, crise hídrica e aumento do dólar estão entre as causas, afirma Rafael Ribeiro em série da TV UFMG

A inflação segue em tendência de alta no Brasil, o que gera graves problemas econômicos e sociais. A pandemia de covid-19 ajuda a agravar esse quadro, criando desafios ainda maiores para a população.

Em vídeo produzido pela TV UFMG, o professor Rafael Ribeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), explica que a inflação é o aumento generalizado dos preços de produtos e serviços. Mensalmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz pesquisas de preços em 13 cidades brasileiras e, por meio dos dados obtidos, é calculado o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que abrange a população que ganha de 1 a 40 salários mínimos. Os produtos e serviços avaliados são alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transporte, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e serviços de comunicação.

Outro índice usado para calcular a inflação é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que abrange a população que ganha de 1 a 5 salários mínimos. Trata-se, portanto, de um segmento mais vulnerável aos aumentos de preços.

Rafael Ribeiro aponta como causas do aumento da inflação a escassez de chuvas, que comprometeu as plantações e fez o preço dos alimentos disparar, assim como reduziu a geração de energia, impactando a conta de luz. O aumento do preço do dólar também contribuiu para o repique inflacionário, pois elevou o preço dos combustíveis.

Ribeiro indica possíveis saídas para controlar a inflação, como a normalização dos ciclos de chuva, a retomada dos investimentos no setor energético, a diversificação da matriz energética, a redução da incerteza política, a reforma tributária e a retomada em investimentos em ciência e tecnologia para tornar o setor produtivo mais eficiente.

Este conteúdo integra uma série de dois vídeos sobre o assunto. Leia também sobre como a inflação afeta a saúde mental e o bem-estar das pessoas

Equipe: Amanda Gomes (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)