Notícias Externas

Independência de Israel completa 70 anos nesta segunda-feira

Programa Conexões abordou criação de estado independente em maio de 1948

Criação do estado de Israel completa sete décadas neste ano
Criação do estado de Israel completa sete décadas neste ano Domínio público

Nesta segunda-feira, 14 de maio, completam-se 70 anos da criação do estado de Israel. A história do povo judeu, que passou dois mil anos sem um território fixo, começou a mudar no fim do século 19, quando milhares de judeus começaram a retornar ao antigo reino de Israel, até então território pertencente à Palestina, em um movimento conhecido como sionismo.

Os judeus ficaram satisfeitos com a proposta da criação de um estado independente, o que não agradou os palestinos. Em 1948, logo após a declaração da independência de Israel, começou o conflito conhecido pelos judeus como Guerra da Independência e pelos palestinos como Catástrofe.

O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, conversou com o historiador medievalista Sérgio Alberto Feldman, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pesquisador do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG (NEJ). A entrevista foi ao ar nesta segunda-feira, 14.

“Os judeus começaram um movimento de retorno, que teve lentamente um eco na sociedade externa, nas potências que tinham interesses estratégicos na região e não queriam ceder esses interesses”, destacou.

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-14-05-2018.mp3

Os trabalhos do NEJ podem ser consultados no site do grupo de estudos vinculado à Faculdade de Letras da UFMG.