Pesquisa e Inovação

Influência da Guerra dos Mil Dias na literatura colombiana é tema de palestra na Fale

Assunto será abordado pelo professor Alberto Bejarano, do Instituto Caro y Cuervo

Alberto Bejarano:
Alberto Bejarano: cooperação com a UFMGCanal Caro y Cuervo TV

A mudança geopolítica e os reflexos de um conflito armado ocorrido entre o fim do século 19 e o início do século 20 sobre a literatura da Colômbia serão abordados na palestra que o pesquisador Alberto Bejarano fará na próxima segunda-feira, dia 3, na Faculdade de Letras.

Vinculado ao Instituto Caro y Cuervo de Bogotá, Bejarano falará sobre La guerra de los mil días en Colombia: cuando Estados Unidos inventó Panamá. A Guerra dos Mil Dias, travada de 1889 a 1902, foi decisiva na história de Colômbia e do Panamá, que, até então, era parte integrante do território colombiano.

Promovido pelo Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (Negue), a palestra terá lugar na sala 4063, a partir das 15h. Não é necessário realizar inscrição prévia, e certificados serão emitidos para as pessoas que assinarem a lista de presença.

Literatura comparada
Doutor em filosofia pela Universidade Paris VIII, Alberto Bejarano é professor e pesquisador do Instituto Caro y Cuervo, no qual coordena as pesquisas em Literatura Comparada. A instituição desenvolve projetos em cooperação com a UFMG.