Ensino

Projeto na UFMG oferece serviço de psicologia para escolas da rede pública

O Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei 3688/2000, determinando que serviços de psicologia e de assistência social sejam oferecidos a alunos de escolas públicas do país. O projeto de extensão da UFMG, “Estágio em Psicologia Escolar Institucional”, coordenado pela professora Deborah Barbosa, já promove ações nesse sentido na Escola Municipal Anne Frank, em BH. Em entrevista à TV UFMG, além de apresentar a iniciativa, Deborah discutiu a importância da psicologia nas escolas e o que muda com a aprovação do projeto de lei.

Projeto de extensão

O Projeto de Extensão “Estágio em Psicologia Escolar Institucional”, ofertado para alunos a partir do 8º período da graduação em Psicologia, atende semanalmente alunos da rede pública de Belo Horizonte. O programa atende alunos e professores do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, além de alunos da Educação Infantil, da Escola Municipal Anne Frank. O projeto conta com 12 estagiários, que promovem dinâmicas em grupo com as turmas por meio de, principalmente, rodas de conversa com temas específicos. Os trabalhos são desenvolvidos com objetivo de prevenir problemas na educação dos estudantes, discutindo bullying, violência, autoestima, motivação, sexualidade, DSTs, gravidez, drogas e homofobia. Segundo Juliana Di Nino, estagiária do programa, as intervenções variam de acordo com a demanda de cada classe.

Legislação

Deborah afirma que o projeto de lei 3688/2000, que agora aguarda sanção presidencial, institui que escolas públicas adotem o serviço de psicologia e assistência social, mas vai caber à rede municipal, estadual e federal de educação determinar como acontecerá a atuação dos profissionais. A ideia é que a assistência psicológica chegue a todas as escolas das redes. A professora vê como positivo o projeto, pois ira levar conhecimento e contribuir para a prevenção de problemas que afetam a educação dos estudantes. Deborah ressalta que a iniciativa tem o potencial de melhorar a educação e diminuir a violência nas escolas da rede pública. 

Equipe: Frederico Gandra (produção e reportagem), Antônio Soares (imagens), Kennedy Sena (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo).