Notícias Externas

Inscritos no Enade têm até o dia 20 para preencher Questionário do Estudante

Estudantes em atividade de avaliação na UFMG: resultados do questionário subsidiam elaboração de políticas para melhoria dos cursos Foto: Foca Lisboa / UFMG

Estudantes inscritos na edição 2016 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) devem preencher, até 20 de novembro, o Questionário do Estudante, cujo acesso, on-line, se dá por meio da digitação do número de CPF e da senha cadastrados no Portal do Exame.

O preenchimento do formulário é obrigatório para os concluintes dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Tecnologia em Radiologia e Zootecnia.

O Questionário do Estudante aborda o perfil socioeconômico do aluno, sua percepção sobre a organização didática, as oportunidades de ampliação da formação (estágios, monitoria, extensão e intercâmbio) e a infraestrutura do curso.

Os resultados são utilizados pelo Ministério da Educação na elaboração de políticas públicas e no cálculo dos indicadores de qualidade do curso e da instituição, que também estão disponíveis na internet. No âmbito da UFMG, as informações contribuem para a proposição de melhorias dos cursos, discutidas pelos colegiados e pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs).

O preenchimento do questionário é condição necessária para acesso ao Cartão de Informação do Estudante. Caso não cumpra esse procedimento, o concluinte será considerado irregular perante o Enade e não poderá colar grau.