Pesquisa e Inovação

Insetos engenheiros: artigo demonstra existência e importância de grupo de seres vivos

Em entrevista para a TV UFMG, doutorando destacou a importância da pesquisa

Geralmente, a Engenharia é uma atividade associada à espécie humana. No entanto, não somos os únicos capazes de realizar mudanças nos ecossistemas que causam impacto em outras espécies. Conhecidos como “insetos engenheiros”, esses seres vivos promovem alterações em estruturas - como em plantas e árvores - que podem servir de abrigo, ou armadilha, para outros animais.

O fenômeno é o foco da pesquisa de Cássio Pereira, doutorando do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, sob orientação da professora Tatiana Cornelissen, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Recentemente, compilando alguns resultados, os pesquisadores publicaram o artigo Subtle structures with not-so-subtle functions: a data set of arthropod constructs and their host plants na revista Ecology.

Durante a pesquisa, foram analisados mais de mil registros de 52 países diferentes, a partir de um levantamento global de artigos científicos publicados desde 1932. Foi criado um banco de dados a partir de insetos e invertebrados no geral, que produzem alterações, como galhas nas plantas. Como explicado por Cássio Pereira, o foco da pesquisa foram os invertebrados, no entanto, outros animais também são associados ao fenômeno.

“Lagartas e besouros, por exemplo, fazem galerias nas plantas. Já os insetos galhadores induzem tumores nos tecidos das plantas. Essas alterações genéticas fazem com que a planta passe a fornecer nutrientes para as larvas, desviando nutrientes para outras estruturas”, afirma o pesquisador Cássio Pereira.

Artigo:
Autor: Cássio Pereira.
Publicação: Ecology, janeiro de 2022.
Grupo de pesquisa Centro de Síntese Ecológica e Conservação (CSEC - UFMG).

Equipe: Pablo Paixão (produção e reportagem); Ângelo Araújo (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (editor de conteúdo)