Arte e Cultura

Instalação artística na Reitoria promove viagem por mundo mitológico

Exposição foi inspirada no livro 'Mulheres que correm com lobos'

 Divulgação
A exposição é envolta em uma aura de magia
Divulgação
 

O Mezanino das Artes, no prédio da Reitoria, recebe, até 21 de maio, a instalação-performance O cantar dos ossos – diário de terra e névoa, das artistas Erika Clingert, aluna de Desenho, e Thyana Hacla, graduada em Gravura pela UFMG. A inspiração para a obra veio da leitura do livro Mulheres que correm com lobos, de Clarissa Pinkola Estés. A exposição propõe ao visitante mergulhar em um mundo mitológico.

A instalação é composta de três partes. Em uma antessala de purificação, é realizada a defumação das ervas, sob tecidos e arranjos de plantas. Nesse ambiente, a água contida em potes de cerâmica é trocada regularmente. A segunda etapa representa o arquétipo do Livro da Bruxa, misto entre caderno de processo e de documentação, um local proibido. No livro, os acontecimentos do dia anterior são registrados em fotografias e textos. Por último, no Tapete de Penélope – Tapeçaria da Vida, dois tecidos ficam pendurados no fundo da sala. Neles, as artistas bordam, escrevem ou pintam durante o período de exposição.

A instalação está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no mezanino do prédio da Reitoria, no campus Pampulha. A entrada é franca.

Com Setor de Comunicação da Escola de Belas Artes