Institucional

Lançado edital de mestrado em ciências florestais

​Curso será ofertado em Montes Claros a partir de 2019; inscrições vão até 10 de janeiro

Curso vai estimular pesquisas sobre economia produtiva sustentável nas áreas de semiárido
Curso vai estimular pesquisas sobre economia produtiva sustentável nas áreas de semiárido Lucas Braga / UFMG

A partir do próximo ano letivo, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional da UFMG em Montes Claros, passa a ofertar mestrado em ciências florestais. A intenção é estimular a produção de pesquisas com uma visão crítica do modelo recorrente de atividade florestal, aliado à proposição de alternativas e estratégias de ação frente aos desafios enfrentados para o desenvolvimento de uma economia produtiva sustentável nas áreas abrangidas pelo semiárido.

O edital de seleção para a primeira turma do curso, foi lançado nesta segunda-feira, 17. As inscrições devem ser feitas até 10 de janeiro. São 12 vagas ofertadas em edital regular, com reserva de três para candidatos autodeclarados negros e duas vagas ofertadas em edital suplementar, reservadas para candidatos indígenas ou com deficiência.

Com área de concentração em Recursos Florestais, o curso tem duas linhas de pesquisa: Silvicultura no semiárido e Manejo e tecnologia de recursos florestais.

Podem se inscrever graduados em áreas afins à área de estudo. O processo de seleção terá três etapas: avaliação de conhecimentos específicos na área das ciências florestais, avaliação do curriculum vitae – ambas de caráter eliminatório e classificatório – e avaliação do projeto de pesquisa, de caráter classificatório.

A inscrição deve ser entregue em envelope único e lacrado com toda a documentação encadernada. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever na secretaria da Pós-graduação (Anexo do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas, Av. Universitária, 1.000 – Bairro Universitário – CEP: 39 404-547, Montes Claros – MG). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Também serão aceitas inscrições pelo Sedex, desde que postadas até o dia 2 de janeiro de 2019. O resultado da seleção será divulgado em 6 de fevereiro.

Políticas afirmativas
Em cumprimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG, também foi lançado um edital suplementar para oferta de duas vagas, uma para indígenas e uma para portadores de necessidades especiais. Para concorrer às vagas o candidato deverá comprovar sua condição de pessoa com deficiência ou indígena. O candidato que declarar ter alguma deficiência, se classificado no processo seletivo, deverá se submeter à perícia médica por órgão específico da UFMG. Toda a documentação necessária para a inscrição está discriminada no edital.

No edital, são considerados “indígenas os candidatos assim autodeclarados, que apresentarem declaração sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas de sua respectiva comunidade e declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai), atestando que o candidato reside em comunidade indígena”.

Com a oferta do novo curso de mestrado, o Instituto de Ciências Agrárias passa a ter quatro cursos de mestrado, além de um doutorado em Produção Vegetal, uma especialização e seis cursos de graduação.  

Mais informações sobre a inscrição podem ser obtidas nos editais disponíveis na página do mestrado em Ciências Florestais

Cedecom Montes Claros