Notícias Externas

Instituto Lixo Zero Brasil promove encontro sobre boas práticas de gestão em BH

Programação conta com rodas de conversa, feiras, oficinas e palestras, que abordam seis grandes temas

Segundo a Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU), são coletados 2.800 toneladas de resíduos por dia na capital mineira. Desse total, apenas 4,25% são destinados à reciclagem, reuso ou reaproveitamento.

A maior parte desse material acaba armazenado em aterros sanitários, responsáveis pela propagação de transmissores de doenças e pela contaminação do ar e dos lençóis freáticos. Além disso, o manejo e a manutenção dessa área requerem uma significativa fatia do orçamento municipal.

O Instituto Lixo Zero Brasil promove, em Belo Horizonte, o Encontro Lixo Zero – Melhores Práticas. O projeto tem o objetivo de divulgar as boas práticas de gestão na cidade, por meio de rodas de conversa, feiras, oficinas e palestras, que abordam seis grandes temas: Tendências e Estilo de Vida; Conscientização e Educação Ambiental; Redução e Reuso; Reciclagem e Sistemas de Reciclagem; Compostagem e Agricultura Urbana; Políticas Públicas e Cenário Local.

A sede do Lixo Zero Brasil é em Florianópolis, mas o instituto tem representantes em diversas cidades brasileiras, inclusive em Belo Horizonte. A embaixadora do instituto na cidade, Clarissa Cruz, falou sobre o evento em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 22.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória