UFMG investiga interação médico-paciente via aplicativos de mensagem

Estudo baseia-se em questionário aplicado entre profissionais e estudantes de Medicina

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, com apoio do Departamento de Clínica Médica (CLM), está desenvolvendo um estudo para entender o impacto de aplicativos de mensagens, como Whatsapp e Telegram, na prática médica e na relação entre médico e paciente. Em 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou parecer favorável ao uso dessa tecnologia pelos profissionais da área, desde que as informações sejam mantidas de forma confidencial, não permitindo, portanto, o compartilhamento em “grupos recreativos”, como explica o texto.

Coordenada pela professora Milena Marcolino, a pesquisa Impacto do uso de aplicativos de mensagem instantânea para smartphones na prática médica baseia-se no preenchimento de questionário online por médicos e estudantes de medicina. O objetivo é analisar se esses grupos avaliam de forma negativa ou positiva o uso dos aplicativos e produzir estatísticas que embasem eventual normatização da relação de médicos com pacientes e com colegas de profissão no dia a dia profissional.

A pesquisa é tema de reportagem produzida pela TV UFMG. Assista ao vídeo:

Ficha técnica

Entrevistados: Milena Marcolino (prof. Departamento de Clinica Médica - UFMG) e Iago Wolff (estudante de Medicina - UFMG)
Produção e reportagem: Natiele Lopes
Imagens: Cássio de Jesus e Gabriel Santana