Ensino

Mestrandos da UFMG compartilham experiências de intercâmbio em siderúrgica japonesa

Relatos serão apresentados em evento nesta sexta, na Escola de Engenharia

O professor Leandro Rocha Lemos (ao centro) entre os mestrandos Rafael Fernandes Reis, Jéssica Dornelas Silva, Gisele Márcia de Souza, Rodrigo Madrona Dias e Fabiano Maia Linhares durante a visita técnica
O professor Leandro Rocha Lemos (ao centro) entre os mestrandos Rafael Fernandes Reis, Jéssica Dornelas Silva, Gisele Márcia de Souza, Rodrigo Madrona Dias e Fabiano Maia Linhares durante a visita técnica Divulgação/NSSMC

A segunda edição do programa De uma ponta a outra, que promove intercâmbio tecnológico entre o Brasil e o Japão, organizou uma visita técnica de cinco mestrandos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas da Escola de Engenharia da UFMG às instalações da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), multinacional do aço e acionista controladora da Usiminas. Os aprendizados da experiência, que ocorreu nos meses de junho e julho de 2018, serão compartilhados nesta sexta-feira, dia 7, às 11h.

Acompanhado do professor Leandro Rocha Lemos, o grupo visitou três unidades da NSSMC no Japão: as duas maiores usinas siderúrgicas da empresa, Kimitsu e Nagoya, e o Centro de Pesquisa de Futtsu, além do Museu Comemorativo da Indústria e Tecnologia e a fábrica da Toyota. A equipe também aproveitou a oportunidade para apresentar aos técnicos japoneses estudos em desenvolvimento no Brasil.

“Realizo pesquisas sobre processos metalúrgicos nas áreas de Redução e Aciaria, e utilização de biocombustíveis na siderurgia. A oportunidade de ter apresentado o meu trabalho sobre produção de biocoque para utilização em altos-fornos para os executivos e pesquisadores da NSSMC foi uma troca de experiências de grande valia”, afirma  Leandro Lemos.

O chefe do escritório da NSSMC em Belo Horizonte, Osamu Nakagawa, destaca a importância da parceria firmada com a UFMG. “Brasileiros e japoneses têm muito o que aprender uns com os outros no processo de manufatura e pesquisa tecnológica. A UFMG tem profissionais qualificados e esperamos poder contribuir para ampliar a formação dos alunos selecionados".

O evento ocorre na Sala de Seminários 1010 do Bloco de Ligação da Escola de Engenharia. Além de apresentar as experiências das visitas científicas, o grupo falará sobre a cultura japonesa e sobre a importância da continuidade do programa De uma ponta a outra, abrindo espaço para perguntas. A atividade é aberta e gratuita.