Extensão

Jogo sobre a covid-19 ganha nova atualização

Versões em espanhol e inglês e perguntas revisadas são as novidades do quiz

O jogo Covid-19: Você Sabia? acaba de incorporar novidades. O quiz, que estava disponível apenas em português, agora tem versões em inglês e espanhol. O objetivo da inclusão dos idiomas é atingir um público além das fronteiras do Brasil.

“O desafio do afastamento social continua em todo o mundo. Em muitos lugares, o número de infectados voltou a crescer, exigindo mais das ações educativas para aumentar a proteção”, afirma a professora Eura Martins Lage, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina. Ela é uma das coordenadoras do projeto de extensão Prevenção à covid-19 em APP, por meio do qual o jogo foi desenvolvido.

O site ganhou em interatividade, com a inclusão de efeitos sonoros e rankings pessoal e global. Outras alterações foram a atualização de conteúdo e a revisão feita nos temas com índices maiores de erro. As perguntas e o feedback que aparece após a resolução das questões foram revisados, tornando-os mais claros, objetivos e didáticos. O monitoramento desses acertos é feito semanalmente.

Clara Garcia:
Clara Garcia: aprendizado com diversãoArquivo pessoal

“Por se tratar de uma doença descrita em dezembro de 2019, há uma constante atualização a respeito da apresentação clínica, modos de transmissão, cuidados para prevenção, uso de máscara e, em especial, as formas de tratamento. Enquanto a vacina não chega, mais do que nunca a informação é a arma mais importante contra a disseminação do vírus", argumenta a professora Eura Lage

Público jovem
A interatividade do jogo chama a atenção principalmente do público mais jovem para o cuidado com a doença. A estudante Clara Garcia, de 15 anos, relata sua experiência com o quiz. “Eu achei incrível. Não é daqueles jogos chatos; é superdivertido e ainda aprendi com ele. Gostei demais. Tem várias categorias e mapas mentais com explicações sobre a doença”, comenta.

Clara acredita que os jogos interativos são importantes para a conscientização da população sobre os cuidados e prevenção do coronavírus. “Há pessoas que não sabem muito sobre a covid-19. E esses jogos explicam bem”, avalia.

Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina