Laboratório de fisioterapia presta assistência à comunidade externa

Trabalho engloba as áreas de ortopedia, neurologia e pediatria

Pacientes têm assistência de fisioterapeutas e estudantes
Pacientes recebem suporte de fisioterapeutas e estudantes Foto: Assessoria de Comunicação da EEFFTO

Integrantes das comunidades interna e externa podem fazer acompanhamento fisioterapêutico com a equipe do Laboratório de Habilidades Clínicas (Fisiolab), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. A assistência fisioterapêutica engloba as áreas de ortopedia, neurologia e pediatria.

Criado em 2017, como desdobramento do projeto de extensão do Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (Laprev), o Fisiolab ampliou o espaço físico e sua equipe para aprimorar o atendimento à comunidade externa (com preços competitivos), aos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e à comunidade universitária.

A professora Vanessa Lara de Araújo, subcoordenadora do laboratório, destaca a consistência teórica utilizada nos atendimentos, além da importância do Fisiolab para a formação dos discentes e para a saúde e o bem-estar da comunidade atendida.

“A relevância e os impactos positivos do Fisiolab podem ser percebidos pelos alunos, pela comunidade e pela própria Universidade. Os alunos adquirem experiência de atendimento ao público e conseguem conectar a teoria à prática. A comunidade se beneficia do acesso a um serviço de assistência à saúde de excelente qualidade, individualizado e baseado em evidências científicas atuais”, afirma.

Segundo a professora, “a troca de saberes e diálogos que se estabelece entre a comunidade, professores, fisioterapeutas e alunos é relevante para a UFMG, pois agrega conhecimento e traz uma interação transformadora”.

Encaminhamento
O laboratório, que funciona no primeiro andar da Escola, localizada no campus Pampulha (entrada pela Avenida Presidente Carlos Luz, 3.502), atende pacientes que chegam por iniciativa própria e aqueles encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Os pacientes que procuram o Fisiolab devem apresentar encaminhamento feito por profissional da área da saúde, solicitando avaliação e acompanhamento fisioterapêutico. A avaliação custa R$ 100, para todos os públicos, e o pacote de 10 consultas custa R$ 600 (R$ 550 para pacientes vinculados à UFMG).

A equipe do laboratório é composta de quatro fisioterapeutas e de discentes do curso de Fisioterapia. A coordenação do laboratório é da professora Mariana Asmar Alencar Collares e a sub-coordenação, da professora Vanessa Lara de Araújo, ambas do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7425.

Instalações do Fisiolab foram ampliadas para melhoria do atendimento
Instalações do Fisiolab foram ampliadas para melhoria do atendimento Foto: Assessoria de Comunicação da EEFFTO

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO