Pesquisa e Inovação

Lançada primeira edição de periódico que discute temas de governança informacional

xxx

Capa Revista

A Revista Ágora: políticas públicas, comunicação e governança informacional, periódico semestral de cunho científico e interdisciplinar, acaba de ser lançada pela Diretoria de Governança Informacional (DGI) da UFMG. Seu objetivo é divulgar trabalhos, análises e experiências relacionadas às áreas de políticas públicas, comunicação social e governança informacional.

A revista surge para estimular debates e reflexões sobre essas temáticas por meio de estudos embasados nos processos de gestão pública, de transparência e de participação cidadã. Entre as questões abordadas, estão a governança informacional no setor público brasileiro, o acesso à informação, a defesa dos direitos humanos e a cultura e a informação nos espaços sociais.

Em seu primeiro número, que contém artigos, ensaios, entrevistas e diálogos, a publicação reúne textos sobre a cultura organizacional e os desafios da Lei de Acesso à Informação nas instituições públicas brasileiras, o direito ao esquecimento e os desafios impostos pelas tecnologias da informação, a participação social e a leitura.

Além disso, traz assuntos relacionados à intersetorialidade, à política de governança digital e à banalização da violência contra a mulher.

Confira a primeira edição do periódico