Lançamento de Antoine Compagnon traz perspectiva inédita sobre vida e obra do escritor
No livro Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste, o crítico literário belga fala sobre a vida, a profissão, as inspirações e outros temas da atualidade
Considerado um dos maiores críticos literários contemporâneos, o professor e escritor belga Antoine Compagnon é autor de trabalhos importantes para se pensar a arte e a literatura no século 21. “O Demônio da Teoria”, “Os cinco paradoxos da modernidade”, “Os antimodernos”, “Literatura pra quê?” são algumas das obras de destaque de Compagnon no meio acadêmico.
Uma outra perspectiva sobre a vida e a obra do professor é trazida pelo seu livro “Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste Amadie.” A publicação surgiu a partir de uma longa conversa de Compagnon com seu aluno e orientando, em que o autor fala sobre a vida, a profissão de professor, as leituras preferidas, as inspirações e outros temas importantes da atualidade. O livro, lançamento da Editora UFMG, é traduzido pela professora de Literatura Francesa na Universidade Estadual de Londrina, Laura Taddei Brandini, que falou, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, sobre a publicação e os trabalhos de Compagnon.
O lançamento “Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste”, e outras obras de Antoine Compagnon podem ser encontradas pelo site da Editora UFMG.