Pesquisa e Inovação

Lançamentos trazem discussão sobre pedagogia das artes cênicas e inventário do teatro em BH

Livros contam com participação de professores da UFMG

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A contribuição do teatro na formação educacional e panorama da atividade em Belo Horizonte são analisados em dois livros que têm professores da Escola de Belas-Artes como autores de artigos.

Pedagogia das artes cênicas: criança, jogo e formação reúne reflexões sobre a pluralidade das discussões no campo das Artes Cênicas.

Quatro docentes da UFMG contribuíram com a obra: Ana Cristina Carvalho Pereira, autora de A Dança na educação infantil – desafios e possibilidades: projeto linguagem corporal na educação infantil na rede municipal de educação de Belo Horizonte, Eugênio Tadeu Pereira, com o capítulo O jogo cênico-musical do Serelepe – EBA/UFMG, Lucia Gouvêa Pimentel, autora de O mestrado profissional no contexto da pedagogia das artes e Mariana Lima Muniz, que escreveu Improvisação e processo criativo na formação continuada de atores para o teatro de rua.

Na obra, lançada pela editora CRV, também são abordadas a formação do professor, contemplando desde a educação infantil até o mestrado profissional, e a criança como sujeito de direito na discussão sobre o trabalho artístico infantil no teatro e no cinema.

O livro pode ser adquirido no site da Editora por R$44,90.

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A arte e a cidade (detalhe da capa)x Remover

Inventário
Baseado no inventário do teatro na capital mineira, A arte a cidade: lugares e expressões teatrais de Belo Horizonte analisa trajetórias do teatro na cidade com base em suas diversas técnicas, linguagens e formas de expressão.

Dividido em duas partes, o livro, editado pela Fundação Municipal de Cultura, reúne, em uma delas, um extrato do levantamento, com breve narrativa sobre a história da cidade e da arte teatral. A segunda parte é composta de cinco artigos de atores e pesquisadores do teatro que, por meio da reflexão acadêmica ou da própria experiência, tecem considerações sobre o fazer cênico na capital mineira.

Entre os autores, estão os professores da UFMG Fernando Antonio Mencarelli, que discute Coletivos teatrais, performance e micropolíticas, e Eugênio Tadeu Pereira, que analisa o tema Criança e teatro: cenas possíveis.