Legenda como recurso de inclusão é tema de disciplina na UFMG
Iniciativa integra programa da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão
De acordo com dados do último Censo Demográfico, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,9% da população brasileira declararam ter algum tipo de deficiência. Em 2015, entrou em vigor o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que consagra direitos e orienta políticas públicas para esse público.
Com o objetivo de preparar o estudante para atuar junto às pessoas com deficiências e promover uma formação plural e inclusiva, a UFMG oferece a Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, que pode ser cursada por qualquer aluno de graduação.
Entre as disciplinas ofertadas no primeiro semestre deste ano, estão as de Competência tradutória e audiodescrição e Legendagem e acessibilidade, que partem do entendimento do que é mais relevante em material midiático, como filmes, exposições e palestras, cujo acesso seja dificultado, para pensar e elaborar formas de mediar e facilitar a compreensão do conteúdo. Um recurso que torna o material acessível a pessoas com algum tipo de necessidade educacional especial é a audiodescrição, que insere comentários em intervalos de fala nos filmes para indicar aspectos fundamentais do que está em cena, buscando melhorar a apreensão.
Em vídeo da TV UFMG, as professoras da Fale Adriana Pagano e Flavia Mayer falam sobre as disciplinas que ofertam e a necessidade de ampliar a discussão sobre acessibilidade, incentivando o diálogo com diferentes áreas do conhecimento e formando profissionais atentos às diferenças.
Mais informações sobre a Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão estão disponíveis na publicação que apresenta o conjunto de disciplinas.
Equipe: Marden Ferreira (produção e reportagem), Cássio de Jesus (imagens), Marcia Botelho e Otávio Zonatto (edição de imagens), Jessika Viveiros e Pablo Nogueira (edição de conteúdo)