Ensino

Licenciatura da UFMG forma professores para atuarem no campo

Oferecido pela Faculdade de Educação da UFMG, curso aborda discussões acerca do campo que não são tratadas na licenciatura comum

O curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG (Lecampo), oferecido pela Faculdade de Educação, recebe estudantes de diversos segmentos sociais do campo. Criado em 2009, o curso forma discentes para atuarem, preferencialmente, como professores no campo. Segundo o coordenador do Lecampo, Geraldo Márcio Alves dos Santos, o aluno que deseja ingressar no curso deve apresentar documentação que comprove o seu vínculo com o campo; entretanto, após a graduação, ele pode vir a atuar em outros locais.

Criada pelo Ministério da Educação (MEC), a Licenciatura em Educação do Campo existe em 38 universidades do país. Na UFMG, o curso dura quatro anos e possui quatro habilitações distintas: Ciências da Vida e da Natureza; Línguas, Artes e Literatura; Matemática e Ciências Sociais; e Humanidades. As entradas são anuais e a oferta alterna entre as habilitações existentes. Para ingressar no curso, além da documentação comprovando vínculo como campo, é necessária nota do ENEM de até quatro edições anteriores.

Segundo Geraldo, a licenciatura funciona através do regime de alternância, isto é, através de metodologia teórico-prática realizada no campo, além de aulas presenciais em janeiro e julho, no campus Pampulha da UFMG. “Como os estudantes possuem aulas presenciais apenas em janeiro e julho, a carga horária é um pouco mais pesada, 300h por semestre. No intervalo, eles permanecem no campo, mas as vivências e atividades desenvolvidas lá são parte efetiva da licenciatura”, diz.

Uma vez por semestre, uma cidade do campo é escolhida para sediar um encontro em que os professores da UFMG e todos os alunos se encontram e realizam atividades na comunidade do entorno por uma semana. “A licenciatura oferecida pela UFMG é uma vivência importante tanto para os alunos quanto para os próprios professores, que tem a oportunidade de conhecer de perto a realidade dos alunos”, enfatiza o coordenador.

Ficha Técnica
Produção: Larissa Costa e Vitória Brunini
Reportagem: Larissa Costa
Imagens: Ravik Gomes
Edição de conteúdo: Pablo Nogueira
Edição de imagens: Otávio Zonatto