Arte e Cultura

Livro '1939: O ano que não acabou' é tema de entrevista no Programa Universo Literário

Professora Elisa Amorim Vieira, da Faculdade de Letras aqui da UFMG, falou sobre a obra à UFMG Educativa

.
. Reprodução

Em 1939, chegou ao fim a guerra civil espanhola. O conflito já durava quase três anos e teve como desfecho a chegada do general  Francisco Franco, líder da Frente Nacionalista, ao poder e o início da ditadura franquista. A violência da guerra e as suas consequências foram registradas de diversas maneiras e impactaram a sociedade e as artes. Um bom exemplo é o quadro Guernica, pintado pelo espanhol Pablo Picasso. Na literatura, a guerra civil espanhola foi tema de diversas obras. Ernest Hemingway escreveu sobre o conflito no livro Por Quem os Sinos Dobram e George Orwell relatou suas experiências durante as batalhas na publicação Homage to Catalonia.

Em 2019, quando a guerra civil espanhola completou 80 anos, foi realizado na UFMG o seminário 1939: O ano que não acabou. O evento rendeu um livro, de mesmo nome, que está sendo lançado agora pelo Laboratório de Edição da Faculdade Letras da UFMG. Organizado pelos professores Élcio Cornelsen, Ivan Martin e Elisa Amorim Vieira, o livro recupera imagens perdidas, produções teatrais e narrativas da violência e recompõe fragmentos esquecidos da guerra.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 4, a professora Elisa Amorim Vieira falou sobre a publicação.

Ouça a conversa com Michelle Bruck


Produção de Rodolfo Morais e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória