Pesquisa e Inovação

Livro de pesquisador da UFMG investiga o projeto Rondon durante a Ditadura Militar

Dissertação de Mestrado em História de Gabriel Amato deu origem ao livro "Aula prática de Brasil no projeto Rondon: estudantes, ditadura e nacionalismo"

.
. Divulgação

Criado em 1967, o Projeto Rondon foi uma iniciativa do Governo Federal para recrutar estudantes universitários a prestarem trabalhos voluntários no interior do país. Os rondonistas, como eram chamados, viajavam a áreas inóspitas do país e auxiliavam em questões de saúde e desenvolvimento social de comunidades afastadas. Por ter sido empregado na época da ditadura, o Projeto tinha também ideais nacionalistas e anti comunismo.
E para aprofundar mais sobre o tema e suas relações, Gabriel Amato se dedicou ao projeto Rondon em sua pesquisa de mestrado. A dissertação foi publicada em livro, intitulado 'Aula prática de Brasil no projeto Rondon: estudantes, ditadura e nacionalismo'. 

O programa Expresso 104,5, conversou com o doutorando em História pela UFMG e autor do livro, Gabriel Amato, que também é professor na Educação Básica.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O lançamento do livro 'Aula prática de Brasil no projeto Rondon: estudantes, ditadura e nacionalismo'  será no sábado, 10, no Estúdio L'Obscuraten, a partir das 10h. A entrada é franca e o endereço é Rua Itajubá, 682, Floresta. Para mais informações, acesse facebook.com/alamedaeditorial.

Produção: Giulliana Santos e Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória