Ensino

Livro introduz conceitos e debates sobre a Teoria Democrática

Obra da coleção 'Didática' da Editora UFMG foi produzida por pesquisadores da área de ciência política

Ricardo Fabrino: temas densos expostos de forma acessível
Ricardo Fabrino: temas densos expostos de forma acessível Raphaella Dias / UFMG

Estudantes de disciplinas do ciclo inicial de ciências humanas têm agora, à disposição, uma obra que reúne artigos de referência sobre origens, histórias, conceitos, instituições e debates contemporâneos sobre Teoria Democrática. Resultado de extenso trabalho de compilação e revisão, realizado por mestrandos e doutorandos da Pós-graduação em Ciência Política, a obra, organizada pelos professores Ricardo Fabrino Mendonça e Eleonora Schettini Martins Cunha, oferece um abrangente panorama introdutório sobre o tema.

Estabelecido o desenho da estrutura do livro – que é organizado nos eixos Histórias e conceitos, Instituições e arranjos democráticos e Debates contemporâneos e temas transversais –, os organizadores encomendaram a escrita dos capítulos aos professores do Departamento, egressos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ciência Política. O conteúdo reunido foi submetido à análise e aplicação nas salas de aula, em um processo de revisão e escrutínio, tanto por parte dos professores das disciplinas quanto por uma equipe de docência, formada por bolsistas de mestrado e doutorado. 

“Avaliamos que, para produzir esse material didático, seria interessante envolver um grupo de bolsistas, cujas atividades de docência estão, muitas vezes, restritas a trabalhos de monitoria. Então, a partir da reunião dessa equipe, houve sessões de análise coletiva nas quais foi realizada a leitura crítica dos capítulos produzidos e avaliação de sua aplicação nas salas de aula, configurando um processo de revisão desses textos”, explica Fabrino. 

O livro é tema de matéria publicada na edição 2.067 do Boletim UFMG, que circula nesta semana apenas em versão on-line.