Pesquisa e Inovação

Livro mostra como manejo do gás sulfídrico pode melhorar a produção de alimentos

Obra organizada por professora do ICB tem abordagem prática e descreve o papel estimulador da substância nos vegetais

Obra
Obra é destaque em coleção internacionalFoto: Divulgação

O gás sulfídrico (H2S) é um gasotransmissor que estimula, nas plantas, respostas ao ambiente ao seu redor, em um processo que é chamado de sinalização celular. Essa substância, que pode ser detectada nos vegetais e interage com outras partes do organismo em diversas situações, também pode ser utilizada para melhorar a eficiência da produção agrícola.

A aplicação dos efeitos desse gás na melhoria dos processos de manejo na agricultura de alimentos é tema da obra H2S in plants – Past, present, and beyond, editado pela professora Luzia Modolo, do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, e pela pesquisadora Cristiane Jovelina, egressa do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal do ICB.

O livro compila informações sobre as teorias e as práticas de manejo do gás sulfídrico nas plantas, explicando várias técnicas que ajudam no trato dos vegetais. “A obra vai ser utilizada tanto por alunos de graduação e pós-graduação em biologia quanto por profissionais que trabalham com plantas”, ressalta Luzia Modolo.

A professora acrescenta que a obra propõe uma abordagem prática que ajuda o pesquisador a aprender sobre a técnica necessária para a aplicação do gás. “Às vezes, o pesquisador pode ter dúvida sobre qual técnica de detecção de H2S vai utilizar, então ele poderá consultar o livro para obter essa e outras informações. As diversas técnicas apresentadas na obra podem ser utilizadas para vários objetivos, como o estudo do anabolismo e catabolismo do H2S e o uso desse conhecimento para melhorar a produção vegetal e o pós-colheita”, conclui a autora.

Destaque
O livro H2S in plants – Past, present, and beyond foi lançado com destaque na coleção Plant gasotransmitters and molecules with hormonal activity. Trata-se de uma coleção internacional de renome composta de livros relevantes na área da biologia vegetal, coordenada pelo professor Vasileios Fotopoulos, da Universidade de Tecnologia do Chipre.

A obra pode ser adquirida pela internet.

Gabriel Martins | Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB