Notícias Externas

Livro-reportagem traz relatos de mulheres vítimas da violência doméstica e de gênero

'Confissões da Alma', das jornalistas Gabriela Santana, Josiele Jaques e Valéria Figueiredo, narra histórias reais de relacionamentos abusivos

Livro-reportagem foi realizado como TCC do curso de Jornalismo do Centro Universitário Newton Paiva, e está disponível gratuitamente.
Livro-reportagem foi realizado como TCC do curso de Jornalismo do Centro Universitário Newton Paiva, e está disponível gratuitamente. Foto: Divulgação

O livro-reportagem Confissões da Alma, realizado como trabalho de conclusão de curso em jornalismo por Gabriela Santana, Josiele Jaques e Valéria Figueiredo, traz relatos de mulheres vítimas da violência doméstica e de gênero.
São quatro histórias reais de relacionamentos abusivos e violência, divididas em estações do ano, representando as fases dos relacionamentos que começam cheios de flores e se transformam em violência. Dentre os relatos está uma história pessoal vivida por uma das autoras, e também a história de Teresa Cristina Peres de Almeida, que conversou com as autoras, meses antes de ser assassinada, junto com o filho, pelo ex-marido, em julho de 2019. Ela é a única personagem com o nome real no livro, sendo as demais histórias contadas sob pseudônimos. 
Confissões da Alma foi realizado como TCC do curso de Jornalismo do Centro Universitário Newton Paiva e publicado gratuitamente de forma virtual pela Editora Newton. 
Para saber mais sobre o livro-reportagem Confissões da Alma, o programa Expresso 104,5 recebeu em entrevista a jornalista Valéria Figueiredo, uma das autoras da publicação. 

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória