Manual de editoração publicado pela Editora UFMG vence Prêmio Jabuti

Obra que contempla de aspectos tipográficos à preparação de originais é parceria com editoras da USP e da Unicamp

Capa do 'Manual': atenção também a línguas estrangeiras
Capa do 'Manual': atenção também a línguas estrangeiras Editora UFMG

Manual de editoração e estilo, do professor da USP Plínio Martins Filho, ganhou o Prêmio Jabuti 2017 na categoria Comunicação. O livro foi produzido em parceria por Editora UFMG, Editora Unicamp e Edusp. Considerado o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro, o Jabuti é promovido pela Câmara Brasileira do Livro desde 1959. Os prêmios foram entregues em 30 de novembro, em São Paulo.

Manual orienta a edição de livros sob os princípios da uniformidade e da identidade com o texto. Em 723 páginas, a publicação oferece noções básicas de como preparar e editar um original até sua transformação em produto final. Estruturas pré-textuais, textuais e pós-textuais, tipologia, tipografia, novo acordo ortográfico, siglas, abreviaturas e símbolos são alguns dos 60 tópicos da obra, que aborda também as línguas estrangeiras: o autor apresenta regras que vão da separação silábica à transliteração de 17 línguas latinas e não latinas.

Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Plinio Martins Filho é professor de Editoração na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da mesma universidade. Presidiu a Edusp por mais de 20 anos e hoje coordena a coleção Artes do Livro da Editora Ateliê e dirige a COM-ARTE, editora laboratório do curso de Editoração da USP.

Livro: Manual de editoração e estilo
Autor: Plínio Martins Filho
Editoras: UFMG, Edusp e Unicamp
2017. 723 páginas