Pesquisa e Inovação

Maurício Tizumba ganha livro biográfico escrito pela filha

Livro assinado por Júlia Tizumba é resultado do trabalho de pós-graduação da atriz e jornalista, com foco no teatro negro

O livro conta com um mapeamento dos espetáculos teatrais de Maurício Tizumba e a publicação de uma dramaturgia inédita ‘O negro, a flor e o rosário’
Livro conta com mapeamento dos espetáculos teatrais de Maurício TizumbaDivulgação

Maurício Tizumba é um gigante da arte afro-brasileira. São 50 anos de carreira como ator, músico, compositor e diretor musical. Tizumba se formou pelo Teatro Universitário da UFMG e já atuou em dezenas de espetáculos, fez turnês internacionais e fundou a Cia. Burlatins, em Belo Horizonte, na década de 90. Agora, sua história vira biografia, sob autoria de sua filha, a também atriz, cantora e jornalista Júlia Tizumba. 

O livro foi fruto da pesquisa de mestrado de Júlia e faz uma análise da vida e obra de Tizumba, da relação dele com as manifestações religiosas e populares que configuram sua arte e também aborda a definição e a história do teatro negro performativo.

O programa Universo Literário desta terça-feira, 3, recebeu Júlia Tizumba, autora do livro Maurício Tizumba: caras e caretas de um Teatro Negro performativo, que também é pós-graduanda em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes da UFMG. 

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael