Pesquisa e Inovação

Promoção da saúde e prevenção da violência serão debatidas nesta sexta

Evento na Faculdade de Medicina homenageia o professor Antônio Alves Radicchi, morto no último dia 13

Antonio
Antonio Radicchi se identificava com a luta pela pazArquivo pessoal / Facebook

A Faculdade de Medicina realiza, nesta sexta-feira, dia 17, o 2º Fórum de atenção, educação e promoção de saúde. Gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o evento estimula debates sobre o desenvolvimento de projetos de intervenção, pesquisa e ensino realizados pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) e pelo Programa de Pós-graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina. A atividade começa às 13h, no Salão Nobre da Unidade.

A abertura será marcada por uma homenagem ao professor Antonio Leite Alves Radicchi, assassinado no último dia 13. “Será uma cerimônia simples. A realização do fórum foi mantida porque ele era parte do trabalho do Antônio e de sua luta contra a violência. E é isso que vamos fazer: continuar essa luta”, afirma a coordenadora do evento e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Elza Machado de Melo.

O evento reunirá o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Nunes, a viúva do professor Radicchi, Maria Inês Barreiros Sena, professora da Faculdade de Odontologia, a pró-reitora de Pós-graduação, Denise Trombert de Oliveira, a pró-reitora adjunta de Extensão, Cláudia Mayorga, e a representante do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

Compartilhar experiências
De acordo com a professora Elza Machado de Melo, a ação é importante para divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Faculdade e para compartilhar experiências. “O evento é uma oportunidade de promover intercâmbio de conhecimentos, ampliar parcerias, avaliar saberes e práticas e, consequentemente, promover avanços”, afirma.

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos programas de Pós-graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência e Para Elas serão expostos das 8h às 13h, na sala 18, no térreo da Faculdade. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nucleo.ufmg@gmail.com

Antônio Radicchi

Graduado em Medicina pela UFMG e doutor em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP), Radicchi era docente da UFMG desde 1980. Ele foi chefe do Departamento de Medicina Preventiva e Social por dois mandatos, membro da Congregação da Faculdade e coordenador do Centro de Extensão e do Internato em Saúde Coletiva, conhecido como Internato Rural. Era membro do Conselho Diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon).

O professor desenvolveu pesquisas na área de saúde coletiva, atuando principalmente nos temas política de saúde, educação ambiental, educação médica, programa de saúde da família e saneamento básico.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina