Pesquisa e Inovação

Medicina desenvolve aplicativo que mantém gestantes informadas durante o pré-natal

Calendário gestacional permite prever data do parto
Calendário gestacional permite prever data do parto Facebook Faculdade de Medicina

Para enfrentar as demandas do atendimento pré-natal e a dificuldade de encontrar uma linguagem adequada para informar as gestantes, a Faculdade de Medicina da UFMG projetou e desenvolveu o aplicativo interativo Meu pré-natal, que busca responder às principais dúvidas das futuras mães durante o atendimento pré-natal.

Gratuito, ele está disponível para IOS e Android, e, em breve, também na Microsoft Store, do Windows Phone.

O aplicativo oferece informações em ordem cronológica, no formato de pergunta e resposta, para a mãe se manter orientada sobre os cuidados e as transformações em seu corpo. Ele conta, também, com um gestograma, calendário gestacional que os profissionais de saúde utilizam para determinar a data prevista para o parto, orientações para o plano de parto recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), contador de contrações que auxilia a mulher a identificar o momento de deslocar-se para o hospital e álbum de fotos organizado em uma espécie de linha do tempo.

Segundo a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Zilma Reis, o diferencial do aplicativo em relação a outros do tipo é o fato de que todo seu conteúdo se baseia nas melhores evidências científicas, buscando evitar a prematuridade do parto, principal causa de morte entre os bebês ao nascer.

O desenvolvimento do aplicativo contou com participação de alunos de graduação, pós-graduação,web designers, programadores e professores da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina. Foi financiado com recursos do projeto de pesquisa Skin Age, desenvolvido na UFMG com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, e da Fapemig.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina