Extensão

Medicina lança cartilhas sobre risco cardiovascular para pacientes com artrite reumatoide

Dividido em duas partes, material pode ser consultado on-line ou adquirido em versão impressa no Hospital das Clínicas

Cartilha sobre os riscos cardiovasculares - parte 1
Capa da cartilha sobre os riscos cardiovasculares (parte 1)Imagem: Grupo de Orientação aos Pacientes com Artrite Reumatoide/UFMG

O Grupo de Orientação aos Pacientes com Artrite Reumatoide, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG, acaba de lançar nova cartilha direcionada aos pacientes com essa doença, que atinge cerca de 1% da população mundial, geralmente mulheres, a partir dos 40 anos de idade. Os riscos cardiovasculares, que aumentam em pacientes com essa doença reumática, e os cuidados com medicação são os temas dessa edição, dividida em parte 1 e parte 2.      

A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica autoimune que provoca inflamação da membrana sinovial – tecido que reveste a parte interna de diferentes articulações – e também pode resultar na inflamação dos órgãos e sistemas do corpo, como pele, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos.

Pacientes com AR têm mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares do que a população geral. Isso ocorre em razão de fatores de risco tradicionais e das alterações inflamatórias da própria doença. Segundo informações da cartilha, “a associação da artrite com as doenças cardiovasculares leva à piora da qualidade de vida e ao aumento do risco de morrer precocemente”.

Recomendações
Entre as recomendações aos pacientes, estão o controle dos fatores de risco, como hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, diabetes, obesidade e sedentarismo, e orientações sobre o controle inflamatório e a relação com os medicamentos utilizados no tratamento da artrite reumatoide.

O grupo da UFMG é coordenado pelas professoras Débora Cerqueira Calderaro e Adriana Kakehasi, do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina, em conjunto com a médica reumatologista Maria Fernanda Brandão Resende Guimarães (HC-UFMG) e com as terapeutas ocupacionais Júnia Amorim Andrade e Liliane Amaral. Estudantes de graduação em Medicina e Terapia Ocupacional também participam da iniciativa.

Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina