Saúde

Faculdade de Medicina promove encontro em defesa do SUS

Em entrevista à TV UFMG, presidente da Abrasco relembra trajetória de 30 anos e analisa perspectivas do modelo de atenção à saúde

A Faculdade de Medicina da UFMG recebeu hoje, 20, o encontro Em defesa do SUS: 30 anos de construção. O objetivo foi mobilizar diferentes setores da Universidade na luta em defesa do Sistema Único de Saúde. Instituído em 1988, o SUS completa três décadas com números expressivos: são mais de 150 milhões de pessoas com acesso gratuito a serviços de saúde por meio do programa, segundo o Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a pasta, somente em 2017, foram realizados 3,9 bilhões de procedimentos ambulatoriais, 1,3 bilhão de consultas e atendimentos e 11,4 milhões de internações.

Referência mundial como modelo de acesso universal à saúde, o SUS também é alvo de críticas, seja pelas longas filas de espera e burocratização, seja pelo financiamento inadequado e má distribuição de recursos, que acarretam falta de medicamentos e profissionais. Com o advento da Emenda Constitucional 95, que limita os gastos do governo nos próximos 20 anos, as projeções para o sistema são preocupantes. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner. Ele falou sobre o assunto em entrevista à TV UFMG.


Ficha técnica

Entrevistado: Gastão Wagner (presidente da Abrasco)
Produção: Jessika Viveiros
Reportagem: Júlia Calasans
Imagem: Cássio de Jesus
Edição de imagens: Otávio Zonatto