Saúde

Mês de julho marca conscientização sobre o câncer ginecológico

Doença pode afetar colo do útero, endométrio, ovário, vulva e vagina

Câncer do colo do útero é um dos mais comuns entre as mulheres brasileiras
Câncer do colo do útero é um dos mais comuns entre as mulheres brasileiras Foto: Pexels

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre o câncer ginecológico. Este tipo de câncer pode se manifestar em cinco áreas: colo do útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. O de colo de útero, por exemplo, é uma das principais causas de morte entre as brasileiras. A maior parte dos casos está associada à infecção pelo vírus HPV, também conhecido como Papilomavírus Humano, responsável por causar verrugas ou lesões precursoras de câncer. 

Quando os tumores são identificados em estágio avançado, as chances de cura diminuem. Por isso, a melhor forma de combate continua sendo a prevenção e a realização de exames de rotina. Porém, ainda hoje, a procura por ajuda médica, principalmente ginecológica, pode ser um tabu.

O professor titular do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG, Agnaldo Lopes, falou sobre o câncer ginecológico em entrevista veiculada no programa Conexões.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Para saber mais, visite a página Nós por Elas da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig). O portal reúne várias outras informações da área de ginecologia e obstetrícia.