Pós-graduação em Engenharia Química seleciona candidatos para ingresso em 2025

Há 39 vagas disponíveis para mestrado e doutorado; processo tem vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e com deficiência

Prédio da Escola de Engenharia, sede do programa de pós graduação
Prédio da Escola de Engenharia, sede do programa de pós-graduação em Engenharia QuímicaFoto: Lucas Braga | UFMG

Estarão abertas, de 4 de novembro a 3 dezembro, as inscrições para o processo seletivo para mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (Ppgeq), com ingresso no primeiro semestre de 2025.

De acordo com o edital regular, serão oferecidas 20 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado, das quais 4 e 3, respectivamente, são reservadas a candidatos autodeclarados negros. As vagas serão distribuídas entre as linhas de pesquisa de Engenharia de sistemas em processos e Tecnologias limpas, materiais e nanotecnologias. Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário específico disponível no site do Ppgeq. Critérios de alocação de bolsas estão estabelecidos em resolução.

PCDs e indígenas
O edital suplementar oferece mais duas vagas para cada um dos níveis (mestrado e doutorado): uma para candidatos indígenas e outra para pessoas com deficiência (PCD), que serão distribuídas entre as linhas de pesquisa.

Candidatos com deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais concorrentes em relação ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação. A esses candidatos são assegurados condições especiais para realização da prova mediante análise prévia do grau de necessidade. No ato de inscrição, deve ser apresentado relatório do médico assistente, conforme descrito no item 7 do edital, e, caso seja classificado nas etapas de seleção, será submetido à análise e entrevista pela banca de verificação e validação para comprovação da condição de deficiência.

Os candidatos autodeclarados indígenas deverão apresentar declaração sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por ao menos três lideranças reconhecidas de sua comunidade, e declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), atestando sua residência em comunidade indígena.

Etapas de seleção
A seleção para o mestrado será realizada em etapa única, que inclui prova de conhecimentos específicos, a ser realizada no dia 9 de janeiro de 2025, das 8h às 12h, e análise do currículo.

Além da prova de conhecimentos gerais, a seleção para o doutorado também tem a etapa de apresentação pública e arguição oral do projeto de tese, em que serão avaliados o domínio dos aspectos teóricos e metodológicos, inovação, viabilidade e exequibilidade do projeto. As apresentações dos projetos de tese serão realizadas presencialmente a partir do dia 15 de janeiro.

Os resultados finais do processo seletivo do mestrado serão divulgados no dia 14 de janeiro de 2025, e os do doutorado, no dia 20 de janeiro, ambos no site da pós-graduação.