Formas de Ingresso

Mestrado profissional em ensino de biologia tem inscrições abertas para processo seletivo nacional

São oferecidas 500 vagas para a próxima turma do Profbio, com ingresso em 2023; programa é coordenado pela UFMG

sdg
Participantes do programa em atividade na UFMGDivulgação

Estão abertas, até 26 de outubro, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio). A taxa de inscrição é de R$ 90, e os candidatos de baixa renda podem solicitar isenção.

São oferecidas 500 vagas para a próxima turma, com início previsto para 2023, exclusivamente para professores de Biologia que já atuem no ensino médio da rede pública do país, efetivos ou contratados.

As aulas, semipresenciais, serão ministradas nas 18 instituições de ensino que integram a rede nacional, espalhadas por 14 estados. A prova de seleção será aplicada de forma remota, sob responsabilidade da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG. A coordenação nacional está sediada no Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

O curso recebeu nota 5 na mais recente avaliação da Capes. Com foco nas salas de aula, onde o mestrando-professor já atua, a formação proporciona a oportunidade de rever e aprofundar conceitos da área, além de estimular metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Ao longo do curso, será exigido do candidato a aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol).

“A intenção é melhorar o desempenho do professor em sala de aula, em relação ao conteúdo e às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da Biologia, tendo como base o exercício sobre como a ciência se constrói e se reconstrói, adaptando-se ao ambiente das escolas básicas”, afirma a professora Cleida Oliveira, do departamento de Morfologia do ICB, coordenadora nacional do curso.

Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails profbionacional@ufmg.br ou profbiobh@icb.ufmg.br, ou pelo telefone (31) 3409 3061.

Marcus Vinicius dos Santos | ICB