Pesquisa e Inovação

Missão de instituições do Ceará visita UFMG para benchmarking de expertise em CT&I

Vice-reitora Sandra Goulart Almeida (ao centro) recebe comitiva cearens
Vice-reitora Sandra Goulart Almeida (ao centro) recebe comitiva cearens Foca Lisboa / UFMG

Representantes de universidades e instituições cearenses que atuam no campo da ciência, da tecnologia e da inovação estão visitando a UFMG nesta sexta-feira, 18, para conhecer os investimentos da Universidade em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

“Eles montaram essa missão para entender como a UFMG lida institucionalmente com as questões de propriedade intelectual, empreendedorismo e transferência de tecnologia”, explica Ado Jorio, pró-reitor de Pesquisa da UFMG.

A missão foi recebida pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, por Ado Jorio e Juliana Crepalde, coordenadora geral da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). A visita ocorre alguns dias depois de o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) divulgar relatório que aponta a UFMG como líder no ranking de instituições brasileiras depositantes de patentes no Brasil em 2016, com 70 pedidos.

Após a apresentação da Universidade e dos interesses da missão, a comitiva assistiu a uma apresentação de Ado Jorio sobre a pesquisa e a inovação na UFMG. À tarde, a comitiva visita a CTIT e, em seguida, o BH-TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte, do qual a UFMG é sócia-fundadora.

Hora de trabalhar junto
“Para nós, é uma grande satisfação poder compartilhar com essas instituições o que estamos fazendo. Essa união é muito importante, pois temos um objetivo comum, que é contribuir para a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação em nosso país”, afirmou Sandra Almeida, lembrando que o estado do Ceará se destaca na área de educação.

A vice-reitora garantiu que a UFMG fará o que estiver ao seu alcance para ajudar outras universidades e sistemas do país a desenvolverem seus investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação. “Momentos de crise como o atual demandam que façamos esse movimento de nos unirmos. O investimento nessas áreas precisa ser uma política de Estado, não de governo”, afirmou.

Francisco Carvalho
Francisco Carvalho Foca Lisboa / UFMG

Francisco Carvalho, secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), detalhou as expectativas da missão: “A intenção é facilitar o desenvolvimento integrado do estado do Ceará [em vez do desenvolvimento isolado de uma ou outra instituição]. Estamos muito envolvidos com a inovação”, disse. Segundo ele, além de instituições públicas, a comitiva representa universidades estaduais, institutos de pesquisa e entidades privadas de ensino.

O secretário explicou o motivo de os representantes virem em missão, e não separadamente: “Queremos entrar em contato com a já conhecida excelência da UFMG. Estamos buscando informações, conhecimento. Optamos por vir em grupo, para captar melhor essa excelência e planejar, juntos, formas de aplicar esse conhecimento em nossa região. Temos aqui representações que alcançam todo o estado do Ceará”, afirmou.

Além de Francisco Carvalho, integraram a missão Francisco Magalhães, presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Jackson Sampaio, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Samuel Câmara, presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uece, Francisco Nepomuceno Filho, membro do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anastácio de Queiroz Sousa, reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cristiane Borges, diretora do polo de inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Roberto Ramos, vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juscelino Silva, pró-reitor de pós-graduação da UFCA, Vasco Furtado, diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Universidade de Fortaleza (Unifor) e José Everton Alves, pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Missão cearense e equipe da UFMG
Missão cearense e equipe da UFMG Foca Lisboa / UFMG