Extensão

'Mistérios' da fisiologia e da farmacologia serão desvendados em evento de divulgação científica

Pesquisadores do ICB abordarão a relação entre ciclo menstrual e coração da mulher, mecanismos da memória e plantas medicinais

Prática da divulgação científica contribui para popularizar o conhecimento
Prática da divulgação científica contribui para impedir a desinformaçãoEspaço do Conhecimento UFMG

Pesquisas e projetos inovadores desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia do ICB serão apresentados ao público durante o evento Biologia no Verão: do laboratório até você, agendado para este sábado, 2 de fevereiro, no Espaço do Conhecimento UFMG.  Oficinas e brincadeiras estão programadas para o período das 14h às 18h. Podem participar das atividades pessoas de todas as idades. A entrada é franca.

Temas como ciclo menstrual, vacinas e infusões de plantas serão abordados nesse evento de divulgação científica, prática que busca democratizar o conhecimento produzido na academia. “A nossa missão é fazer ciência e proporcionar um retorno para a população”, afirma a pesquisadora Laura Fernanda Jaimes, doutoranda do Programa de Fisiologia do ICB. Para ela, a divulgação científica funciona como uma vacina contra a desinformação e as notícias falsas e contribui para a formação do senso crítico. “Não se trata de absorver um conteúdo, mas de compreender como ele é construído”, analisa.

Mulheres e coração
Uma das atrações do evento será o estande Mistérios da mulher: do hormônio ao coração. Neles, os pesquisadores revelam como o sistema vascular e os hormônios estão vinculados no corpo feminino. No período fértil, as mulheres estão mais protegidas de doenças cardiovasculares do que os homens da mesma idade, mas a vantagem se perde com a chegada da menopausa. 

Com o auxílio de jogos, os visitantes compreenderão melhor esses processos. O jogo de tabuleiro Mulheres cíclicas mostra as fases e alterações no corpo ao longo da vida, como puberdade, primeira menstruação, climatério e menopausa. O Show do milhão: o coração da mulher traz perguntas sobre a influência da menopausa no desenvolvimento de aterosclerose e infarto. Modelos anatômicos ajudam os participantes a responderem às perguntas.

Outro estante, A magia da ciência: conhecimento que cura, vai apresentar as possibilidades que esse conhecimento proporciona à humanidade, como o desenvolvimento de vacinas e o saber sobre as plantas medicinais.

A contação de histórias Plantas que curam: cosmogonias e cosmologias abordará o uso de plantas medicinais em diferentes culturas. Na atividade Cientistas cartomantes: mitos e verdades sobre vacinas, estudiosos de Fisiologia e Farmacologia explicam mitos que têm-se espalhado pela internet e fortalecido o movimento antivacinas. O jogo de memória Serpentes do bem? revelará a importância do veneno das serpentes peçonhentas. No fim da atividade, os participantes vão produzir o chocalho de uma cascavel.

Labirintos da memória
O cérebro é o órgão responsável por formar, estocar e recuperar memórias, tema do terceiro estande, que demonstrará como ocorrem esses processos. Na oficina Jogo de aventura, os participantes optam por caminhos de um labirinto que levam a diferentes formas de aprendizado, revelando como algumas memórias são mais efêmeras e outras se tornam mais longevas na mente humana.

O Espaço do Conhecimento UFMG está localizado na Praça da Liberdade, 700.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG