Monumento a Galileu Galilei passa por restauração

Restauração é projeto de conclusão de curso na Escola de Belas SAartes

Wilde Lacerda trabalha no Monumento a Galileu Galilei, no início dos anos 1970.
Wilde Lacerda trabalha na criação Monumento a Galileu Galilei, no início dos anos 1970. Acervo UFMG

Se você já veio ao campus Pampulha, aqui na UFMG, provavelmente já deve ter prestado atenção no Monumento a Galileu Galilei. Uma das obras de arte de maior visibilidade do campus, o monumento fica entre o bosque da Escola de Música e o prédio da Reitoria. Por muitos anos, a obra, de autoria do artista Wilde Lacerda, foi erroneamente entendida como um instrumento musical que emitia sons quando lhe atiravam pedras,o que provocou danos à obra. Além disso, pichações e oxidações castigaram ainda mais o monumento.
A aluna Raquel Furtado, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes aqui da UFMG, tem como meta do seu projeto de conclusão de curso a restauração da escultura. Ela conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nessa segunda-feira, 6.

ouca-a-conversa-com-filipe-sartoreto-03-08-2018.mp3

A TV UFMG fez uma reportagem sobre a restauração da obra. O vídeo está disponível em www.facebook.com/tvufmg. O Monumento a Galeleu Galilei está localizado no jardim da Reitoria, no Campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha.