Pessoas

Morre o professor Emílio Osório Neto, colaborador do INCT Acqua

Corpo será velado a partir desta terça, às 18h; pesquisador era referência na área de espectrofotometria de absorção atômica

Emilio Osório Neto: ligação com várias áreas da UFMG
Emílio Osório Neto: ligação com várias áreas da UFMG Arquivo pessoal

Morreu nesta segunda-feira, dia 2, aos 84 anos, o professor aposentado Emílio Osório Neto, que atuava desde 2012 como pesquisador colaborador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT Aqua), liderado pela UFMG. Emílio sofreu um acidente automobilístico em Brumadinho.

O corpo do professor será velado das 18h desta terça-feira, dia 3, até as 13h da quarta-feira, 4, na Funerária Metropax (Avenida do Contorno 3.000, bairro Santa Efigênia). O sepultamento será no cemitério do Bonfim, também na quarta, a partir das 14h30.

Graduado em Farmácia Química pela UFMG em 1962, Osório Neto ingressou, no ano seguinte, como docente do Departamento de Química, onde trabalhou até 1995, quando se aposentou como professor adjunto. Fez cursos de especialização em várias áreas, como Grafhite Furnace Atomic Absorption Spectrometry Co, pela PUC Rio, Química Molecular e Atômica, pela própria UFMG e  Cours de Chimie Analytique Approfondie, pela Université Paris 13, da França.

Sua principal área de atuação era a espectrofotometria de absorção atômica, sobre a qual escreveu livros e ministrou consultorias. Ultimamente, trabalhava no Laboratório de Análises Químicas do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Engenharia.  “Era uma grande referência nessa área”, confirma a professora Virgínia Ciminelli, coordenadora do INCT Aqua, que acompanhou de perto o trabalho do professor nos últimos anos.

“Seu comprometimento, dedicação e amor ao trabalho e à Instituição eram notáveis. Isso ficou evidente pela sua ligação a vários grupos de diferentes áreas da UFMG. Era uma pessoa vibrante, culta, agregadora, mas, sobretudo, de grande sensibilidade e delicadeza", testemunha Virgínia. O professor trabalhou no Laboratório de Análises Químicas até a última sexta-feira, 28.

Emílio Osório Neto também atuou na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e nos departamentos de Engenharia Química e de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG.

[Notícia atualizada no dia 3/03/2020, às 14h40, com a informação sobre velório e sepultamento]