Notícias Externas

Mostra CineBH celebra 15 de anos de história e dá a largada a mais uma edição anual

Programação tem como tema central 'Cinema e Vigilância' e inclui mostras variadas, exposição e atividades formativas

Mostra nasceu no bairro Santa Tereza, tradicional reduto cultural de Belo Horizonte, e foi responsável pela reabertura do Cine Santa Tereza
Mostra nasceu no bairro Santa Tereza, tradicional reduto cultural de Belo Horizonte, e foi responsável pela reabertura do Cine Santa Tereza Divulgação/Universo Produção

Nessa terça-feira, 28, a Mostra CineBH deu início à 15ª edição, de maneira on-line e gratuita. Este ano, a programação tem como tema central Cinema e Vigilância e inclui a exibição de mais de 90 filmes nacionais e internacionais, além de debates, painéis, oficinas, performances audiovisuais e uma exposição de fotos, contando a história do evento. Os filmes selecionados também variam em gênero, abarcando documentários, obras ficcionais, experimentais, animações, longas, médias, curtas e produções para o público infantil. Relembrando o clima da tradicional sessão de cinema, as atividades incluem duas sessões presenciais.

O programa Noite Ilustrada dessa terça contou com a participação da coordenadora da Mostra CineBH, Raquel Hallak. Em entrevista, ela explicou mais sobre a temática da edição, que busca refletir "como o uso de dispositivos tecnológicos altamente sofisticados tem interferido na estética e nas narrativas dos filmes", principalmente no contexto posterior aos ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, no qual "tudo vale em nome de uma segurança nacional", segundo afirmou.

A convidada comentou a exposição de imagens que retratam todas as edições anteriores, a produção cinematográfica em tempos de pandemia e um dos destaques da programação, o coletivo ForensicArchitecture, que produz um trabalho interdisciplinar com impacto nos campos jurídico, político e estético. O grupo tem uma mostra exclusiva na CineBH. Raquel Hallak também falou sobre as atividades formativas e as potencialidades que o formato virtual, utilizado pelo segundo ano consecutivo, trouxe à iniciativa.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Para saber mais e participar do evento, basta acessar o site oficial da Mostra CineBH, no qual é possível se cadastrar gratuitamente.

Produção: Maron Filho, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas