Notícias Externas

Mostra de Cinema Feminista chega à sexta edição, em 2021

Programa Expresso 104,5 conversou com Denise dos Santos, uma das curadoras da mostra

Filme 'Meninas (in)visíveis', de Karla Suarez e Isabela Aleixo, compõe programação desta terça, 17
Filme 'Meninas (in)visíveis', de Karla Suarez e Isabela Aleixo, compõe programação desta terça, 17 Reprodução / Cena de Meninas (in)visíveis (Karla Suarez, Isabela Aleixo)

A Mostra de Cinema Feminista, realizada pela Coletiva Malva, desde 2015, em Belo Horizonte, chega neste ano à sexta edição. Desta vez em formato on-line, a mostra é composta por 126 filmes nacionais e internacionais, que seguem vários dos temas que o feminismo e o cinema podem abarcar. Entre eles, estão maternidade, paternidade, infância e adolescência, questões de gênero e raciais, violências, personagens históricas, memória, territórios, afetividades, corpos, trabalhos e lutas 

A programação do evento também conta com cinco debates. São eles: Diretoras Contemporâneas em Destaque, Direções Trans e Travesti em Destaque, Direções de Fotografia Negras, Direções Indígenas e Imagens de Si, que encerra o evento.

No programa Expresso 104,5 desta segunda-feira, 16, Denise dos Santos, uma das curadoras da 6ª Mostra de Cinema Feminista e co-fundadora da Renca Produções. Durante a conversa com Filipe Sartoreto, apresentador do programa, ela falou sobre a importância das discussões propostas no evento e sobre a curadoria da sexta edição.

"A programação, que é bem extensa, respeita várias pluralidades que a gente tem: diferentes narrativas e pontos de vista. A gente tentou trazer uma perspectiva nossa, periférica, para essa mostra, apresentando essas chaves de leitura, o nosso olhar como um todo, na curadoria", explicou.

Ouça a entrevista completa com Denise dos Santos no SoundCloud da Rádio UFMG Educativa.