Arte e Cultura

Mostra UFMG de Cinema Universitário valoriza produções desenvolvidas em contexto acadêmico

Os filmes apresentam formatos híbridos e criativos, que variam entre animação, documentário, ficção e experimentação

Um dos destaques da programação é ‘Ângelo’ (2020), trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social de Mariana Machado, filme que retrata o avô da diretora, professor emérito da UFMG que morreu no ano passado Coletivo Zanza

Está em cartaz até o dia 9 de dezembro a Mostra UFMG de Cinema Universitário. Realizada pelo Coletivo Zanza, a iniciativa reúne filmes produzidos por estudantes, egressos e professores da UFMG, promovendo a circulação de trabalhos desenvolvidos no contexto acadêmico. A curadoria, realizada pelo próprio coletivo, está dividida em quatro temáticas estéticas: circular o tempo, fabricar atritos, habitar outras terras e tecer alianças. A programação também conta com debates, rodas de conversa e homenagens a dois artistas egressos da UFMG, hoje reconhecidos no cinema brasileiro: Affonso Uchoa, diretor do aclamado Arábia (2017), e Aiano Bemfica, que construiu sua premiada filmografia ao lado do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas. O festival é exibido em formato on-line e gratuito.

Para falar sobre a mostra, o Expresso 104,5 desta quarta-feira, 1°, recebeu a jornalista recém-formada e pesquisadora do Coletivo Zanza, Iakima Delamare. A convidada contou que a proposta surgiu dentro do Zanza, formado por quatro alunos e ex-alunos dos cursos de comunicação da UFMG que se reuniram para um trabalho conjunto de crítica de cinema e produção cultural. Os integrantes já trabalham na curadoria de festivais, ofício que permite o contato com obras produzidas em diversos contextos, inclusive dentro da Universidade. A partir disso, surgiu a ideia de agrupar a produção dos estudantes do curso de cinema de animação e outros da Universidade, a fim de revelar que esses filmes existem e circulam, mesmo que nem sempre se tome conhecimento deles.

A pesquisadora explicou como se deu a curadoria das produções que integram a mostra e o processo de concepção das categorias estéticas da programação: atravessados por um olhar subjetivo da forma como os filmes se comunicam e reagem uns aos outros. “Parte do trabalho da mostra é justamente isso, tentar enxergar o filme dentro de um contexto de produção universitária”, lembrou Delamare. Outro eixo central desse trabalho é a valorização do cinema popular acessível e independente, um dos pilares do Coletivo Zanza, que se reflete na mostra a partir da seleção de filmes realizados com pouco ou nenhum orçamento pelos próprios estudantes.

Sobre o cenário audiovisual da Universidade, a jornalista acredita que a UFMG tem se tornado um terreno mais fértil. “À medida que os equipamentos vão ficando mais acessíveis e o próprio mundo cinematográfico começa a aceitar mais filmes mais populares, feitos com menos preocupações estéticas, isso acaba proporcionando um espaço em que esses filmes conseguem circular mais”, refletiu. A pesquisadora ressaltou o papel dos professores nesse contexto, que oferecem apoio e acolhimento e, dessa forma, contribuem para proporcionar a abertura desse espaço.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

A Mostra UFMG de Cinema Universitário exibe, até o dia 9 de dezembro, 23 filmes realizados por membros da comunidade acadêmica, além de debates e rodas de conversa. Toda a programação é online e gratuita e pode ser acessada através do site do Coletivo Zanza.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas