Notícias Externas

Movimento Armorial completa 50 anos em 2020

Fundado em 1970, por Ariano Suassuna, movimento busca uma arte erudita brasileira baseada em elementos da cultura popular

Ariano Suassuna e Carlos Newton Júnior
Ariano Suassuna e Carlos Newton Júnior Foto: Gustavo Moura

Surgiu em outubro de 1970, há 50 anos, o chamado Movimento Armorial, dirigido e idealizado pelo escritor paraibano Ariano Suassuna. A iniciativa reúne artistas de diferentes formas de expressão com o objetivo de criar uma arte erudita brasileira, baseada em elementos da cultura popular, especialmente do nordeste brasileiro.

A palavra armorial é usada para descrever um catálogo ou compilação de armas heráldicas ou brasões, e foi adotada pelo movimento por fazer referência aos brasões e signos presentes nos estandartes do maracatu e nas escolas de samba. 

O Movimento Armorial orienta uma variedade de expressões artísticas, com influências que passaram nas artes plásticas, na dança, na música, na literatura, na arquitetura, no teatro e no cinema. E 50 anos depois de sua fundação, a matriz artístico-cultural instaurada pelos artistas do Movimento Armorial ainda influencia a produção cultural no país. 

Um deles é o poeta, professor da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador do Movimento Armorial Carlos Newton Júnior, que falou, em entrevista ao programa Noite Ilustrada sobre os 50 anos do movimento, assim como seus reflexos nos dias atuais.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Hugo Rafael

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória