Notícias Externas

Movimento Mobile presta apoio a artistas e mapeia censura a projetos culturais no Brasil

Iniciativa é formada pelas organizações 342 Artes e Artigo 19, em parceria com entidades que atuam na defesa da liberdade cultural

Divulgação
Mobile, o Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão ArtísticaDivulgação

A livre expressão artística tem sido ameaçada pela crescente onda de autoritarismo no Brasil. A fim de entender quais são as experiências de restrição vividas pelos artistas e mapear denúncias de censura a projetos culturais no país, foi criado o Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão (Mobile). Formado pelas organizações 342 Artes e Artigo 19, em parceria com entidades que atuam na defesa da liberdade cultural no Brasil, o projeto busca acolher artistas e profissionais que tenham sofrido algum tipo de censura, analisando e orientando individualmente cada denunciante. A coleta dos casos é direcionada para uma plataforma de mapeamento da censura no país, com o objetivo de garantir projeção internacional aos ataques à liberdade de expressão. 

O programa Noite Ilustrada desta quinta-feira, 2, conversou com o pesquisador do movimento e consultor da organização Artigo 19 Guilherme Varella. Na conversa com o apresentador Luiz Fernando Freitas, ele falou da construção do mapa da censura e das demais ações do Mobile.

"Nós estamos em um contexto que, mesmo se não houvesse qualquer oposição ao setor cultural, ainda seria difícil, graças à crise gerada pela pandemia. [...] Mas essa crise veio precedida de outra crise, que é justamente a crise institucional da cultura no Brasil. [...] Nesses últimos dois anos, no contexto do atual governo federal, observa-se a eleição do setor cultural como se fosse um inimigo moral e se proliferam, de forma assustadora, casos de novos tipos de censura, aparelhamento ideológico das instituições, perseguição aos artistas e criminalização burocrática", situou o pesquisador.

Ouça a entrevista completa pelo SoundCloud.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael