Notícias Externas

Mulheres promovem discussão sobre descriminalização do aborto em quadrinhos e cartuns

Audiências públicas mobilizaram o recém-formado coletivo de quadrinistas ‘Corpas em Risco’, que elaborou a sua primeira ação

.
. Quadrinho de Lovelove6 / Facebook: https://goo.gl/LpbwjA

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442 (ADPF 442) defende que os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto desrespeitam preceitos fundamentais da Constituição Federal, como a dignidade da pessoa humana, o planejamento familiar e os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

Como ocorre na discussão de alguns temas controversos no Supremo Tribunal Federal (STF), a relatora da ADPF 442 convocou uma audiência pública para que especialistas, ativistas e outros agentes sociais de fora do mundo jurídico pudessem dar o seu posicionamento sobre o assunto.

Essas audiências públicas mobilizaram o recém-formado coletivo de quadrinistas Corpas em Risco, que elaborou a sua primeira ação: produziram e compartilharam conteúdos pelo debate da descriminalização do aborto, registrando criticamente a audiência em formato de quadrinhos e cartuns.

A quadrinista Aline Lemos, membro do Corpas em Risco, falou sobre o tema e o trabalho em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 9.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-09-08-2018.mp3

As ações do coletivo podem ser acompanhadas na página do coletivo no Facebook ou no perfil no Instagram.

Produção de Larissa Fernandes, sob orientação de Alessandra Dantas