Museu da Matemática UFMG é inaugurado no Instituto de Ciências Exatas

Atividades interativas buscam aproximar estudantes e professores do ensino dessa ciência

O Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEX) inaugurou oficialmente na última semana o Museu da Matemática UFMG, que busca promover a aproximação de estudantes a partir do 6° ano com essa ciência por meio de atividades lúdicas e interativas, além da capacitação de professores por meio de preparação de materiais didáticos. O museu funciona na sala 4010, no quarto andar do prédio do Instituto.

Para o coordenador Fabio Brochero, o objetivo do espaço é promover um ensino da Matemática diferente de somente “fazer contas”, pois há maneiras mais eficientes de atrair a atenção das crianças para essa ciência. Uma delas é encará-la como um modo de pensar, e por meio de brincadeiras e jogos tornar o processo de aprendizado divertido.

Segundo a co-coordenadora Carmen Giraldo, uma das idealizadoras do Museu, eles buscam incentivar professores do Ensino Fundamental e Médio a conhecerem formas diferentes de comunicar o ensino da matemática a seus estudantes para aplicá-las em sala de aula. A maioria dos materiais do acervo do Museu é possível de ser reproduzido sem dificuldades e de maneira econômica pelos alunos e professores.

Interessados em agendar uma visita devem fazê-lo pelo site http://www.mat.ufmg.br/museu/. Por enquanto, o Museu recebe visitantes apenas aos sábados e atende somente turmas escolares.

Equipe de produção do vídeo: Renato Temponi (produção), Marden Ferreira (reportagem), Cássio de Jesus (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo).