Pesquisa e Inovação

Museu Itinerante Ponto UFMG inaugura galeria sobre astronomia e exposição com elementos da Antártida

ponto
Foca Lisboa / UFMG

Até 9 de julho, o Museu Itinerante Ponto UFMG receberá o público na cidade de Porto Seguro, a 710 km de Salvador. O caminhão que abriga a atração ficará estacionado na tenda SBPC Jovem, dentro do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O museu receberá a comunidade científica e acadêmica, bem como diversas escolas da rede pública da região e demais interessados.

Com o tema O ser humano e sua interação com o Universo, o museu funciona em um caminhão que possui seis salas interativas e uma exposição externa, com dezenas de experimentos distribuídos nas áreas desafios, energia e seres vivos.

A montagem na SBPC marca a inauguração de sua quarta galeria temática – Astronomia –, com os experimentos órbita com força central, globo de levitação magnética e um telescópio refletor de alta resolução. Além disso, esta será a primeira exibição do novo planetário do Museu Ponto, um domo de seis metros de diâmetro com tecnologia de projeção e som semiesféricos.

O planetário estreará com a exposição Cápsula Antártica, parceria com o Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (Leach), coordenado pelo professor Andrés Zarankin. A cápsula abrigará a ambientação de um sítio arqueológico da Antártida e projetará um vídeo sobre o continente gelado.

A participação do museu nos encontros anuais da SBPC, que acontece desde 2013, “constitui um produtivo encontro de pessoas e instituições alinhadas em aprimorar conhecimentos acerca de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, ampliando a compreensão do público sobre o tema e proporcionando trocas de conhecimento sobre os meios de produção científicos e sua relação com educação, cultura e sociedade”, afirma a coordenadora do Museu Ponto, professora Margarida Lima Costa.

Museu Itinerante Ponto UFMG na 68ª Reunião Anual da SBPC em Porto Seguro (BA)
Local: Tenda SBPC Jovem
Programação: 3 a 9 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Mais informações pelo telefone (31) 3409-5179